"Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha" YOANI SÁNCHEZ - FOLHA DE SÃO PAULO

Rádio Senado apresenta entrevista com blogueira cubana Yoani Sánchez.

video

Aperte o Play (e aguarde) para ouvir.

A Rádio Senado levou ao ar às 23 horas (14/10/09), entrevista exclusiva com a escritora e blogueira cubana Yoani Sánchez. O governo de Cuba tem negado autorização para que Yoani venha ao Brasil lançar neste mês o livro De Cuba, com Carinho - uma coletânea de textos sobre o cotidiano do povo cubano publicados por ela no blog "Generación Y" (www.desdecuba.com/generaciony).

Em entrevista ao programa Estação da Mídia, Yoani fala dos desafios que enfrenta para mostrar a realidade cubana: represálias do governo, acesso limitado à internet e impossibilidade de ler seu próprio blog. De acordo com ela, o "Generación Y" é vetado em Cuba, e voluntários em outros países postam na página as fotos e os textos enviados por Yoani Sánchez.

A escritora também destaca o convite feito pelo Senado brasileiro para participar de uma audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Yoani diz que ficou comovida com o convite, mas não acredita que receberá autorização do governo cubano.

- A possibilidade de uma viagem ao Brasil é muito pequena. Mas por meio da internet posso chegar virtualmente a centenas de milhares de computadores em todo o mundo. E isso compensa a limitação que tenho de me mover fisicamente - afirmou, por telefone, de Havana, capital de Cuba.

Da Redação / Agência Senado 14/10/2009