
Ainda por ocasião do Congresso do Partido Comunista de Cuba, quando se anunciou que Fidel Castro foi substituído como Secretário-Geral do Partido e como uma das suas principais expressões, mas sendo liberado de funções de organização de comando ali no Congresso do Partido Comunista, estando ainda Raúl Castro à frente, diversas medidas passaram a ser tomadas, inclusive nos últimos meses, tais como a liberdade de dissidentes. Inclusive alguns deles foram para a Espanha e para outros países.
Houve também uma modificação no que diz respeito a maior liberdade de instituição de pequenas e médias empresas, inclusive restaurantes, que passaram a ser abertos em maior quantidade.
Há indicações de que também em Cuba começa a haver maior tolerância para com a liberdade de expressão. E fico pensando que quem sabe possa haver uma modificação no que diz respeito a uma outra pessoa que, ainda em anos recentes, foi eleita também pela revista Time uma das personalidades mais influentes. Refiro-me à senhora Yoani Sánchez, responsável pelo blog Generación Y, que chegou inclusive a ser convidada a vir ao Brasil nos últimos dois anos, mas não teve a licença para sair de Cuba.
Quem sabe agora, com essas modificações e ventos de mudança, em Cuba, isso venha a ocorrer? E quem sabe possa até a Presidenta Dilma Rousseff, no seu diálogo com as autoridades cubanas, contribuir para isso, uma vez que ela, a Presidenta, tem se caracterizado pela assertividade no respeito aos direitos humanos, com respeito à liberdade de expressão, sobretudo tendo em conta tudo o que aconteceu aqui no Brasil?
No seu encontro recente, no Dia do Exército, com os comandantes das Forças Armadas, de uma maneira muito generosa, a Presidenta dialogou com eles a respeito da importância da liberdade de expressão em nosso País.
Muito obrigado, Srª Presidenta.
Senador Eduardo Suplicy, em 25 de abril de 2011, no Senado Federal.
Extraído das Notas taquigráficas do Senado Federal.
Enviado pela assessoria de imprensa do senador