
À sua Excelência Carlos Rafael Zamorra Rodrigues
Embaixador de Cuba no Brasil
Senhor Enbaixador,
Encaminho a Vossa Excelência solicitação para que seja autorizada a visita ao Brasil da Sra. Yoani Sánchez, responsável pelo Blog Generación Y, com vista a participar da 1ª exibição pública do documentário “Conexão Cuba/Honduras”, que se realizará no dia 10 de fevereiro de 2012, em Jequié, na Bahia. O convite, conforme documento anexo, já protocolado e reconhecido pelo Ministério de Relações Exteriores, foi enviado pelo documentarista Cláudio Galvão da Silva. Ele declarou que será responsável pelas despesas de viagem, de ida e volta, e de hospedagem da Sra. Yoani Sánchez.
Considero auspiciosas as medidas recém tomadas pelas autoridades do governo cubano no sentido de permitir maior liberdade aos cidadãos no campo econômico, da livre circulação e das comunicações. Avaliei importante a notícia publicada em 2011, pela imprensa brasileira, de que o Congresso do Partido Comunista cubano aprovou resolução no sentido de que o governo deveria permitir o livre ingresso e saída de cidadãos cubanos ao exterior.
Tive a honra de ser convidado, diversas vezes, a visitar Cuba. Numa delas, participei do importante Congresso Anual dos Economistas de Cuba, que costuma reunir economistas de todo mundo, inclusive com a presença de numerosos laureados com o Prêmio Nobel de Economia, do mais amplo espectro de pensamento, num clima aberto de diálogo.
Em seu livro, “A Idéia de Justiça”, publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras, em 2011, o Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen, ressalta o quão importante é para as nações resolverem seus problemas econômicos e sociais de modo a permitir uma maior liberdade, possível, de expressão e de opinião pelos meios de comunicação. Ele observa, inclusive, que “nunca houve uma grande ocorrência de fome coletiva em uma democracia com eleições regulares, partidos de oposição, liberdade de expressão e uma imprensa relativamente livre” (p.376).
Como é do conhecimento de Vossa Excelência, a Sra. Yoani Sánchez divulgou, ontem, uma mensagem, na qual faz um apelo à Presidenta Dilma Rousseff, que ao longo de sua vida sempre defendeu a liberdade de expressão e de imprensa, para que reforce esta solicitação às autoridades cubanas no sentido de que ela possa vir ao Brasil. Por esta razão, inclusive, encaminho cópia desta correspondência à Presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Senador Fernando Collor, visando se unirem nesse apelo para que Yoani Sánchez venha conhecer o Brasil e conversar com os brasileiros sobre os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas de nossos países.
Tenho a convicção de que a autorização do Governo Cubano para a visita da Sra Yoani Sánchez ao Brasil significará um passo importante com vistas à concretização do desejo comum de brasileiros e cubanos no sentido da extinção do Embargo Americano à Cuba.
Respeitosamente,
Senador Eduardo Matarazzo Suplicy
Enviado por correio eletrônico (06/01/2012) pela assessoria do senador Eduardo Suplicy