"Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha" YOANI SÁNCHEZ - FOLHA DE SÃO PAULO

E-mail do senador Eduardo Suplicy (29/03/12)

"Prezados Yoani Sanchéz e Claudio Galvão:


Com cerca de 29 assinaturas, mais do que as 9 necessárias, apresentei recurso para que o Plenário do Senado reconsidere a decisão tomada, por 5X4 votos, para que não fosse aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional o requerimento anexo, em que é solicitada às autoridades de Cuba para que deem fim às prisões por razões de consciência política e que passem a permitir a livre entrada e saída de Cuba por parte de cidadãos cubanos, inclusive Yoani Sanchés. O recurso também foi lido na sessão do Senado de hoje e como me informou o presidente José Sarney ele será objeto de apreciação e votação na sessão da próxima terça, juntamente com o requerimento, também de minha autoria , que recomenda aos EUA que terminem com o bloqueio contra Cuba, que seja fechada a prisão de Guantánamo e que concedam anistia aos cinco cubanos presos nos EUA e que são considerados heróis em Cuba por terem agido para evitarem atos de sabotagem contra a regime de Cuba. Anexo também o voto vencido do senador Randolfe Rodrigues.

Sobre o tema e da visita do Papa Bento XVI, assim como artigo do Professor Dalmo Dallari, encaminho as notas taquigráficas do pronunciamento que fiz hoje.

Prezada Yoani, agradeço se puder responder sobre as afirmações que foram feitas no artigo que lhe mandei pelo Dado Galvão, feitas pelo professor francês Salim Lamrani e pelo jornalista Altamiro Borges que apresentam argumentos utilizados pelas pessoas que justificam a negativa do governo cubano em lhe autorizar sair de Cuba. As suas observações poderão ser relevantes para o debate que se travará aqui no Senado na próxima terça feira. Por esta razão, será importante que possa enviar as suas considerações até a próxima segunda feira (Lunes, 2 Abril).

O abraço amigo,

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy"