05 de outubro de 2012.
“Prezado Senhor Embaixador Carlos Zamora Rodrigues,
Estimados Presidente Raul Castro, Comandante Fidel Castro Ruiz e Presidente Ricardo Alarcon:
Venho respeitosamente manifestar minha preocupação diante da notícia de que a blogueira cubana Yoani Sanchez foi detida hoje, juntamente com seu marido, quando se dirigia para assistir ao julgamento do político espanhol Angel Carromero na cidade Bayamo. É muito importante que as autoridades de Cuba possam assegurar a liberdade de expressão de todos os seus cidadãos, bem como o direito de ir e vir, inclusive de sair e ingressar em seu próprio país.
Na medida em que isso for assegurado, mais próximo estará o dia em que as autoridades dos Estados Unidos encerrarão o bloqueio ou embargo que tanto tem prejudicado Cuba há mais de 50 anos. Com razão, a Presidenta Dilma Rousseff conclamou os EUA a acabarem com esse bloqueio de Cuba. Nas palavras da Presidenta, “Cuba tem avançado na atualização de seu modelo econômico. E para seguir em frente nesse caminho, precisa do apoio de parceiros próximos e distantes.
Precisa do apoio de todos. A cooperação para o progresso de Cuba é, no entanto, prejudicada pelo embargo econômico que há décadas golpeia sua população. É mais do que chegada a hora de pôr fim a esse anacronismo, condenado pela imensa maioria dos países das Nações Unidas”.
O abraço amigo,
Senador Eduardo Matarazzo Suplicy”