"Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha" YOANI SÁNCHEZ - FOLHA DE SÃO PAULO

Suplicy comemora liberação de passaporte a Yoani Sánchez


Depois de longa espera, a dissidente cubana Yoani Sánchez conseguiu passaporte para viajar ao exterior. A notícia foi transmitida ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pelo cineasta Dado Galvão, informado pela própria ativista sobre a decisão das autoridades de seu país.

Suplicy enviou mensagem à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Antonio Patriota tratando do fato. Para ele o gesto das autoridades constitui um “ótimo sinal” dado pelo governo cubano para que o Governo Barack Obama avance no sentido de encerrar o embargo a Cuba.

Yoani Sánchez agora poderá viajar para o exterior, inclusive para o Brasil, como já vinha tentando. Em todas as vezes, o governo de Cuba lhe negava passaporte. Isso chegou a acontecer mesmo depois da recente lei migratória adotada pelo país, com maior flexibilidade para que cidadãos cubanos pudessem viajar ao exterior.

Agência Senado