Frei Betto e Fidel Castro durante encontro em fevereiro de 2014: dupla não teve imagens divulgadas em nova conversa - Cubadebate/AFP
RIO — Embora bem mais magro, Fidel Castro está totalmente lúcido, assegurou ao GLOBO o escritor Frei Betto, após um encontro de uma hora e meia, na terça-feira à tarde, com o ex-presidente cubano em sua casa, em Havana. Frei Betto se disse impressionado com a lucidez de Fidel, após ter ouvido rumores sobre o seu estado de saúde, ao chegar a Cuba, há uma semana: segundo ele, o ex-líder cubano anotou toda a conversa e, como sempre, opinou sobre todos os assuntos.
Frei Betto revelou também ter encontrado Fidel muito otimista com a reaproximação entre EUA e Cuba, após meio século de embargo econômico. E ouviu elogios do ex-presidente cubano, 88 anos, ao presidente dos EUA, Barack Obama.
— Ele é um entusiasta do Obama e acha muito positivo o que vem fazendo. Mas ao mesmo tempo diz que o processo de reaproximação é muito longo, que os EUA precisam tomar medidas concretas, pondo fim ao embargo e retirando Cuba da lista de países terroristas. Fidel ressaltou: “Mesmo sendo inimigos, temos que dialogar” — contou Frei Betto ao GLOBO.
A imprensa cubana deu destaque nesta quarta-feira ao encontro entre Fidel e Frei Betto, após o “Granma” revelar que os dois se encontraram em Havana e discutiram temas nacionais e internacionais. A reunião não foi documentada.
Amigos de longa data, Fidel e Betto haviam se reunido pela última vez em fevereiro de 2014.
Fonte: O Globo